Atualize seu navegador!
Notícias

APAE de São Paulo lança nova campanha do teste do pezinho

  • Campanha_Teste_Pezinho

Em parceria com a Unisert, ação é promovida em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06)

 

A APAE de São Paulo, em parceria com a Unisert (União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal), lança uma nova campanha de sensibilização nacional para reforçar o Dia Nacional do Teste do Pezinho (6 de junho). De utilidade pública, a campanha será veiculada com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância do Teste do Pezinho, incentivando a realização do exame como medida de saúde preventiva.

 

O conceito criativo da comunicação, desenvolvido pela Glória Comunicação, ressalta os laços afetivos da mãe com o recém-nascido, mostrando que o Teste do Pezinho é indispensável, assim como o amor dos pais e a convivência em um ambiente familiar saudável. No site da Unisert é possível fazer download das peças de comunicação para divulgação (http://www.unisert.org.br/campanhas.html).

 

O Teste do Pezinho possibilita tanto o diagnóstico como o tratamento precoce de importantes doenças que, se não tratadas a tempo, podem levar à Deficiência Intelectual e causar outros danos à qualidade de vida da criança. Portanto, a coleta deve ser realizada após 48 horas de nascimento -- rápida e indolor, é feita a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido.

 

A APAE de São Paulo é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal, credenciado pelo Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, sendo responsável por 57% dos exames realizados no território paulista e 80% na capital, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Pioneira na implantação do Teste do Pezinho na América Latina, seu Laboratório é um dos três maiores do mundo.

 

A APAE de São Paulo atua junto a Unisert com o objetivo de unir os SRTN brasileiros para exercer influência nas políticas públicas, como o Programa “Viver sem Limite”, relacionado às fases do Teste do Pezinho junto aos governos federal, estadual e municipal.

 

A Unisert, União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal Credenciados é uma organização sem fins lucrativos que congrega alguns dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) brasileiros, credenciados pelo Ministério da Saúde para a execução do Programa Nacional de Triagem Neonatal, popularmente conhecido como Teste do Pezinho.

Dados 2012 em São Paulo

Crianças (Bebês) triadas

 

 

 

 

373.555

Exames realizados

 

 

 

 

 

1.830.298

Casos positivos total/ano

 

 

 

 

669

% das crianças (bebês) triadas que realizaram a coleta (de amostras) até o 7º dia de vida (recém-nascidos) e com a liberação de resultados em média em "6" dias.

90%

% dos clientes estão satisfeitos com a prestação de serviço
(referência Pesquisa de Satisfação Qualidade Norma ISO 9001)

97,28%

             

Fonte: APAE DE SÃO PAULO

 


Fonte: Divulgação / APAE São Paulo